sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Minha formatura!

www.confeitariadeconvites.com.br

"Recria tua vida sempre, sempre.
Remove pedras, planta roseiras e faz doces.
Recomeça."
Cora Coralina

Esta formatura em Letras tem para mim um sabor diferente...

Xícaras de sonho e colheradas de recomeço temperaram minha chegada ao curso de Letras em 2004. Mas nem a cozinheira mais experiente poderia imaginar tudo o que estes 6 anos me trouxeram. Uma separação, um novo amor, um casamento, um filho, uma crise, um doce e, agora, um diploma.

Hoje, o sentimento é outro: bolo pronto, forno desligado, dever cumprido. Última página do caderno de receitas preenchida e a ansiedade de ganhar um caderno novinho, cheio de páginas em branco, onde escrever todas as misturas que festejam as minhas ideias...

E o diploma de Letras? Irá para o fundo de uma gaveta? Talvez não... quem sabe enfeite a minha pequena cozinha para me lembrar que, na vida, todo doce fica mais doce com uma pitadinha de poesia.

Com açúcar,
Fernanda Carolina

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Calculando a quantidade certa...



Para organizar uma festa com sucesso é preciso calcular a quantidade certa de comida e bebida necessária para atender adequadamente a todos os convidados e isso inclui as sobremesas.
Embora os cálculos dependam do tipo de festa, no geral, há algumas regras que devem ser obedecidas.

Para você preparar o cardápio e definir as quantidades de doces a serem servidos, você primeiro deverá fazer uma previsão de quantas pessoas participarão da sua festa. Normalmente, calcula-se que 30% dos convidados não comparecem ao encontro. Parece muito, mas não é, por isso para garantir que não terá uma festa vazia, convide sempre 30% a mais.

Depois, devemos considerar que a quantidade de doces irá variar em função do horário da festa e do público previsto. Por exemplo, em um churrasco durante o dia, as pessoas geralmente comem muita carne e consomem bebida alcóolica, o que diminui o consumo de sobremesas. Já numa recepção, num dia de semana, somente com salgadinhos, o bolo vira o prato principal.

Se você quer economizar, não exagere na quantidade de sabores e tipos! Quanto mais opções disponíveis, mais as pessoas irão comer e até desperdiçar... A maioria vai querer experimentar um pouquinho de cada coisa. Se você pudesse escolher entre um pedaço de bolo de chocolate e de bolo de chocolate branco não ia querer os dois?

Outro detalhe é que, em geral, mulheres e crianças comem mais doces que homens e para calcular a quantidade de comida, você deve contar 2 crianças como 1 adulto.

Abaixo, sugestão de quantidades de consumo de doces por pessoa:

Docinhos:


  • Quando são servidos depois da sobremesa, calcula-se de 3 a 4 por pessoa;
  • Sem sobremesa, calcula-se de 5 a 6 por pessoa;
  • Escolha o tamanho festa, porque você em ganha em volume de doces, o que ajuda na decoração da mesa e evita desperdício;
  • Adultos preferem sabores com castanhas e frutas;
  • Crianças preferem sabores mais tradicionais e aparência mais colorida.
Bolos:
  • Numa festa sem outras sobremesas, calcule de 100 a 150 grs por pessoa;
  • Com outras sobremesas ou com muitas crianças, calcule 60 grs por pessoa;
  • Uma torta com diâmetro de 22 cm serve até 10 pessoas;
  • Se houver muitos docinhos, as pessoas comerão menos bolo.

Brigadeiros de colher, cupcakes e lembranças:
  • Em geral, calcula-se pelo menos uma tacinha ou um cupcake por convidado, mas é preciso lembrar que o fato de serem, de certa forma, uma novidade nas festas, atrai muito os convidados, que vão querer saber o que são e, principalmente, que sabor eles têm. Se pedir muito poucos, apenas para decorar, corre o risco de ver seus convidados se estapeando pelos bolinhos...
  • Se quiser ter controle na quantidade de lembranças, escolha alguém para entregá-las. Se deixá-las expostas para os próprios convidados pegarem, corre o risco de alguém ficar sem, porque sempre tem aquela tia que quer levar para os filhos que ficaram em casa, para a vizinha, para o cachorro, para comer no outro dia... sabe como é...



Mas na hora de encomendar os doces, nunca deixe de seguir o jeito e os costumes da sua família, mesmo que as regras e os buffets digam diferente. Aqui em casa, por exemplo, toda a parentada pede um pedacinho para levar e eu adoro comer bolo gelado no café da manhã pós aniversário, então sempre faço um bolo gigante! Cada doido com a sua mania!