quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Calculando a quantidade certa...



Para organizar uma festa com sucesso é preciso calcular a quantidade certa de comida e bebida necessária para atender adequadamente a todos os convidados e isso inclui as sobremesas.
Embora os cálculos dependam do tipo de festa, no geral, há algumas regras que devem ser obedecidas.

Para você preparar o cardápio e definir as quantidades de doces a serem servidos, você primeiro deverá fazer uma previsão de quantas pessoas participarão da sua festa. Normalmente, calcula-se que 30% dos convidados não comparecem ao encontro. Parece muito, mas não é, por isso para garantir que não terá uma festa vazia, convide sempre 30% a mais.

Depois, devemos considerar que a quantidade de doces irá variar em função do horário da festa e do público previsto. Por exemplo, em um churrasco durante o dia, as pessoas geralmente comem muita carne e consomem bebida alcóolica, o que diminui o consumo de sobremesas. Já numa recepção, num dia de semana, somente com salgadinhos, o bolo vira o prato principal.

Se você quer economizar, não exagere na quantidade de sabores e tipos! Quanto mais opções disponíveis, mais as pessoas irão comer e até desperdiçar... A maioria vai querer experimentar um pouquinho de cada coisa. Se você pudesse escolher entre um pedaço de bolo de chocolate e de bolo de chocolate branco não ia querer os dois?

Outro detalhe é que, em geral, mulheres e crianças comem mais doces que homens e para calcular a quantidade de comida, você deve contar 2 crianças como 1 adulto.

Abaixo, sugestão de quantidades de consumo de doces por pessoa:

Docinhos:


  • Quando são servidos depois da sobremesa, calcula-se de 3 a 4 por pessoa;
  • Sem sobremesa, calcula-se de 5 a 6 por pessoa;
  • Escolha o tamanho festa, porque você em ganha em volume de doces, o que ajuda na decoração da mesa e evita desperdício;
  • Adultos preferem sabores com castanhas e frutas;
  • Crianças preferem sabores mais tradicionais e aparência mais colorida.
Bolos:
  • Numa festa sem outras sobremesas, calcule de 100 a 150 grs por pessoa;
  • Com outras sobremesas ou com muitas crianças, calcule 60 grs por pessoa;
  • Uma torta com diâmetro de 22 cm serve até 10 pessoas;
  • Se houver muitos docinhos, as pessoas comerão menos bolo.

Brigadeiros de colher, cupcakes e lembranças:
  • Em geral, calcula-se pelo menos uma tacinha ou um cupcake por convidado, mas é preciso lembrar que o fato de serem, de certa forma, uma novidade nas festas, atrai muito os convidados, que vão querer saber o que são e, principalmente, que sabor eles têm. Se pedir muito poucos, apenas para decorar, corre o risco de ver seus convidados se estapeando pelos bolinhos...
  • Se quiser ter controle na quantidade de lembranças, escolha alguém para entregá-las. Se deixá-las expostas para os próprios convidados pegarem, corre o risco de alguém ficar sem, porque sempre tem aquela tia que quer levar para os filhos que ficaram em casa, para a vizinha, para o cachorro, para comer no outro dia... sabe como é...



Mas na hora de encomendar os doces, nunca deixe de seguir o jeito e os costumes da sua família, mesmo que as regras e os buffets digam diferente. Aqui em casa, por exemplo, toda a parentada pede um pedacinho para levar e eu adoro comer bolo gelado no café da manhã pós aniversário, então sempre faço um bolo gigante! Cada doido com a sua mania!

7 comentários:

Penmela disse...

amei esse blog, gente!Doçura total!!!

Ju disse...

Boa noite! Lindo o blog, mto gostoso e com informações úteis.
Sou de São Paulo e tenho um blog sobre cupcakes, precisava fazer um post sobre a quantidade indicada de doces para casamentos, e achei esse post de vcs muito bom. Não gosto de sair copiando as informações de outros blogs, por isso estou escrevendo para pedir se posso usar algumas informações do post. Claro que não irei copiar o post. Muito obrigada! Abs.
Juliana Nogueira
ju-vintagecupcakes.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito bom o post.....e achei uma pena este cupcake caído! Que dó! E em festa sempre tem desperdício né!

Ana disse...

Boa tarde, vc saberia me dizer quantas latas de leite condensado preciso para fazer brigadeiro de colher para 110 pessoas , vai ser churrasco e a noite , desde já obrigado !

Unknown disse...

oi boa tarde!gostaria de saber qnts leite condensado eu uso para fazer brigadeiro de colher para 60 pessoas.obrigada!

Unknown disse...

Pra 70 pessoas quantos tenho que fazer de brigadeiro

Unknown disse...

Gostaria de saber que quantidade de brigadeiro no tacho para 80pessoas..e valor a ser cobrado