domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa de Histórias!

Na família da minha mãe, as datas comemorativas são sempre uma oportunidade de nos reunirmos para comer. Na Páscoa, não poderia ser diferente. Bacalhoada, maionese de batata, arroz soltinho, oração em família e os doces... ah, os doces! Esses sempre ficam à cargo da tia Zilda e são uma viagem alucinante ao mundo açucarado: pudim de leite condensado, manjar de coco, gelatina cremosa. Mas nenhum desses se compara à famosa "Torta K".

Não se deixe enganar pelos sentidos. A "Torta K" não é apenas um pavê como, à primeira vista, os seus olhos podem apurar. Não se trata somente de mais uma sobremesa. Ela é o melhor pedaço da festa! Uma camada de bolacha, delicadamente molhada em calda, coberta por um macio creme de gemas e leite condensado e decorado com chantili e raspas de chocolate.

É daquelas sobremesas que fazem os convidados formarem fila, pedirem bis, a receita, uma vasilha para levar um pouco para casa! Como dizem os mineiros, é de comer ajoelhado! Para se ter uma ideia, todos em minha família são tão apaixonados por esta torta que minha tia costuma fazer para nos dar de presente!

Como a tia Zilda é minha madrinha e doceira de mão cheia, eu encho o peito para dizer que tive a quem puxar quando alguém elogia meus dotes culinários... Porque, em meu coração, sinto que o fato de eu ter abandonado duas carreiras universitárias para ser confeiteira é a realização de um sonho não só meu, mas dela também.

Por isso resolvi contar a história da Tia Zilda e apresentar sua receita.
Para agradecer o carinho e o amor com que ela nos oferece sua torta.
Para me inspirar.
Para que a Páscoa de outras pessoas seja tão doce quanto a nossa.
Para que, a partir de agora, essa sobremesa seja conhecida por todos não mais como "Torta K", mas como "Torta Z", de Zilda, minha madrinha querida!




Torta Z

Ingredientes:
1 pacote de bolachas champagne
4 gemas
2 latas de leite condensado
2 latas de leite integral
2 colheres de amido de milho
1 colher de café de essência de baunilha
4 claras
4 colheres de açúcar refinado
Limão
Chocolate ao leite ou meio amargo

Modo de fazer:
Molhe delicadamente as bolachas em uma calda de leite e chocolate em pó (se preferir, pode adicionar um pouco de licor de chocolate na calda) e acondicione no fundo de uma vasilha grande de vidro. Reserve. Leve ao fogo baixo, as gemas peneiradas, o leite condensado, o amido de milho dissolvido no leite frio e a baunilha e mexa até engrossar. Deixe esfriar e derrame, com cuidado em cima da camada de bolachas. Reserve. Bata as claras em neve e acrescente, aos poucos, o açúcar até formar o chantili. Pingue algumas gotas de limão. Decore a torta com o chantili (se preferir, use bico de confeitar). Finalize com raspas de chocolate ao leite ou amargo. O doce também pode ser montado em porções individuais, em taças por exemplo. Leve à geladeira e sirva depois de gelado.

Nenhum comentário: