quinta-feira, 11 de março de 2010

Sobre amor e brigadeiros...




Muitas pessoas estão me perguntando por e-mail como foi que comecei a trabalhar com brigadeiros finos, por isso resolvi fazer um post contando como tudo começou e, assim, quem sabe, poder ajudar outras pessoas a também iniciarem seu negócio de doces finos.

Acredito que o primeiro requisito para trabalhar com isso é gostar de doces e, principalmente, de cozinhar! A cozinha não é uma ciência exata, é um pouco de arte, de alquimia, de criatividade e de invenção! Você olha para um ingrediente e vem aquele bichinho carpinteiro te cutucar, perguntando "e se eu misturar isso com aquilo?".

Sempre gostei de cozinhar e sempre fui louca por brigadeiro, mas brigadeiro de verdade, que para mim, nada mais é do que leite condensado, chocolate e margarina. Sei que existem mil receitas outras de brigadeiro, com leite, maisena, farinha, até com purê de batata já vi na Ana Maria Braga, e ela jurou que fica igualzinho ao tradicional!

Pode até ser que fiquem gostosos, não duvido, mas acho que são variações e não brigadeiro. Foi partindo desta receita tradicional como premissa que comecei a inventar novos sabores, colocar castanhas, trocar o chocolate por outro pó, experimentar granulados diferentes e por aí vai.

É lógico que como a maioria de vocês, também viajei bastante pela internet e dois outros sites foram de grande referência para mim: Maria Brigadeiro, em São Paulo e Brigadeiro Gourmet, em Lisboa. Vi uma entrevista da dona da Maria Brigadeiro e ela contou que começou presenteando os amigos com seus brigadeiros e, de repente, resolveu vendê-los e foi um grande sucesso. Pensei que comigo poderia acontecer algo semelhante, porque sempre ouvia elogios e pedidos de amigos, dizendo que meu brigadeiro é uma delícia, diferente, etc.

Em parceria com a Ana Carolina, buscamos um nome e uma marca que fosse atrativa e caprichamos nas embalagens para que o brigadeiro passasse ao status de doce fino e não só, para festinhas de criança. Começamos oferecendo para os amigos, que deram nosso telefone para os convidados, que encomendaram para suas festas e, quando percebemos, tinhamos encomendas todas as semanas!

A divulgação pela internet também foi super importante! Deu visibilidade e até nos assustamos com o alcance que ela tem! Dias atrás, recebi em casa uma noivinha de Brasília, que vai se casar numa cidade próxima de Uberlândia e resolveu vir fazer uma degustação. Foi uma grata surpresa!

Em relação ao preparo, não há segredos. A dica é usar produtos de qualidade sempre, porque interferem no sabor e no ponto do doce, e cozinhá-los sempre em fogo baixo, para garantir uma textura mais fina e saborosa. No mais, é criar seu estilo aproveitando as inúmeras opções do mercado em forminhas, tapetinhos, granulados e embalagens.

O mais difícil é começar, fazer a primeira receita, conquistar a primeira venda. Não pense que não perdemos receitas que ficaram muito moles, muito duras, sabores que ficaram enjoativos ou embalagens que amassaram os docinhos na porta da festa! Tudo faz parte do crescimento e amadurecimento da marca e do produto.

Procuramos ficar atentas e corrigir as falhas assim que surgem e, o mais importante de tudo, atender todos os nossos clientes com o maior carinho possível, como se a sua festa ou evento fosse também nosso. A nossa intenção é estar presente na vida dessas pessoas em todas as comemorações especiais de suas vidas, por isso procuramos dar a todas as encomendas a mesma importância que nossos clientes esperam de suas festas.

Podem ter certeza de que se trata de uma área promissora no mercado e há espaço para todos que quiserem abraçar este desafio. Para mim, a receita de brigadeiro é só uma parte do nosso sucesso, o restante é mesmo o amor.

4 comentários:

Marcyelli disse...

Olá!
Parabéns pelos doces! Parecem deliciosos! Tbém gosto do brigadeiro tradicional...leite condensado, margarina e chocolate...hehe

Sabor de Brigadeiro disse...

OI FERNANDA....ACHEI SEU BLOG NA INTERNET ACHEI UMA GRAÇA TENHO UM ATELIER TAMBÉM AQUI EM GOIANIA BEM PARECIDO COM O SEU......ENGRAÇADO ...ME IDENTIFIQUEI COM ELE ACHO QUE POR SE PARECE MUITO COM NOSSO PERFIL AQUI...MUITO SUCESSO PARA VC....
UM BEIJO

ANDREA
ATELIER SABOR DE BRIGADEIRO

Maria de Fatima disse...

Gostei Andrea! Desejo saborear novas receitas!

Amanda Natalino disse...

Muito generoso este post. Às vezes tem alguém precisando de uma luz, não só para ganhar dinheiro, como para sair de uma escuridão de tristeza e de repente se depara com uma pessoa que não tem medo de concorrência e preocupada com o próximo, como você. Parabéns, que Deus te devolva tudo em dobro, pois é isso que ele faz, ajuda quem ajuda.