quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bolo de fubá!


Nesse final de semana, tive uma encomenda inusitada. Coloquei uma placa na porta da minha casa, anunciando que aceito encomendas de bolos para festas. Eis que bate um senhor aqui para saber dos bolos.

Quando atendi, ele me perguntou quanto custava meu bolo de fubá. Surpresa, respondi que fazia bolos sim, mas para festas, aniversários... Foi então que ele afirmou: "Mas é meu aniversário! Acontece que o único bolo que eu gosto é o de fubá!"

Aceitei o desafio! Corri para a internet em busca da melhor receita de bolo de fubá e a que eu encontrei foi essa aqui, do Blog Cozinha Pequena (www.cozinhapequena.com):
  • Dois ovos.
  • Duas xícaras (chá) de fubá mimoso.
  • Uma xícara (chá) de farinha de trigo.
  • Uma xícara e meia (chá) de açúcar.
  • Duas xícaras (chá) de óleo de soja.
  • Uma lata (390 gramas) de leite condensado.
  • Uma caixinha (200 gramas) de creme de leite.
  • Uma garrafinha (200 ml) de leite de coco.
  • Duas colheres de azeite.
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado.
  • Uma colher (sopa) bem cheia de fermento químico.
Bata as duas claras em neve e reserve.
O restante dos ingredientes é só bater no liquidificador. Vai ficar uma massa lisa, bem amarelinha. E aí é só misturar as claras em neve bem devagar, até incorporarem totalmente. Sua massa está pronta!
É só untar uma forma de furo central com fubá e mandar pro forno (200 graus) por 40 minutos.

Confesso que ela não é muito barata, mas achei que valeria a pena para um bolo de fubá que seria servido numa festa de aniversário!


O resultado é um bolo de quase 2 quilos, bem amarelinho e bem macio. Até eu que não sou muito chegada a fubá, achei gostoso. Para servir, cortei o bolo em quadradinhos e fiz uma torre, salpiquei raspas de coco por cima - sequinhas mesmo - e fechei a embalagem com o bolo ainda quente, para soltar o aroma do coco. Para finalizar, amarrei um laço de fita alaranjado.

Como ele é meu vizinho, levei assim mesmo, quentinho... Fiquei tão ansiosa para entregar que até me esqueci de tirar foto, mas a história, essa acho que não vou me esquecer nunca!

Um comentário:

Priscila Beneducci disse...

Carolina e Fernanda

Apesar de ser paulista, minerei de vez. Escrevi uma apostila em casa em word com + 40 receitas diferentes de bolos de fubá, ando fazendo e postando la no blog.

Alguns detestei e outros amei.
Essa eu já conhecia, que o Cozinha Pequena eu visito a muito tempo, fiz até a omelete deles que é otima, bem diferente.

Ja que vc mencionou, vou priorizar e testar, amo as receitas de bolo simples que levam leite Moça, alias, tudo que leva Leite Moça até pasta amaricana vira outra coisa.

Conheça versoes incriveis, deliciosas de bolos de fubá que simples adorei:

http://deliciasbypriscila.blogspot.com/search/label/Bolos%20-%20Fub%C3%A1

Priscila Beneducci